Infelizmente ou felizmente, cada organismo responde de uma maneira!
Infelizmente ou felizmente, cada organismo responde de uma maneira. cada um tem uma altura, um peso, um metabolismo, cada ser é único. Mas a questão é que podemos sim acelerar nosso metabolismo e fazer com que percamos alguns quilinhos indesejáveis e até mesmo possamos ganhar massa muscular. Quanto mais massa muscular nós temos, mais gordura nós queimamos.
O que faz acelerar o metabolismo ?
Sexo – devido aos hormônios e a uma massa muscular menor, as mulheres têm um metabolismo mais baixo do que os homens (queimam menos 10% de calorias por dia). Por isso, ser sempre ativas. Subir e descer escadas, pedalar, caminhar)
Estatura – normalmente, as pessoas mais altas e com mais massa muscular têm um sistema metabólico mais rápido.
Idade – à medida que envelhecemos, o ritmo do nosso metabolismo torna-se mais lento. Mas nem por isso velhice é desculpa não.
Saúde – as situações de stress ou as alterações hormonais podem contribuir para um metabolismo mais lento, assim como alguns medicamentos (ansiolíticos, antidepressivos, alguns antibióticos, anti-inflamatórios e diuréticos).
Fatores hereditários – se tem tendência para engordar, tem de vigiar bem a quantidade de calorias que consome diariamente, ou seja, a quantidade de calorias ingeridas deve ser inferior à quantidade de calorias gastas.
Dietas drásticas – as dietas muito rígidas, ou seja, aquelas que implicam um consumo calórico muito baixo, também vão reduzir o ritmo metabólico porque ao sentir-se privado de alimentos/calorias, o corpo começa a fazer reservas energéticas e é por isso que terminado este tipo de dietas, normalmente volta-se a ganhar o peso, entretanto perdido.
E agora como vamos acelerar o nosso metabolismo:
Praticar atividade física – além de ajudar a absorver menos calorias, a prática regular de exercício físico aumenta o metabolismo em cerca de 25% e mantém-se num ritmo rápido até 15 horas depois da sessão de ginástica.
-
Beber muita água – a água é um aliado precioso para o sistema metabólico.
-
Fazer várias refeições por dia – Diminuir o volume das refeições e dividi-las em 5 a 6 vezes por dia. Uma excelente forma de não passar fome e de manter o metabolismo ativo. Ficar sem comer engorda.
-
Preferir o consumo de alimentos energéticos – espinafres, brócolis, lentilhas, alface romana, feijão, nozes, amendoins, cajus, amêndoas, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, maçãs, frutos cítricos, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves,chá verde, café.
Agora alguns hábitos que devemos nos acostumar a ter:
-
Alimente-se de 3 em 3 horas;
-
Aumente o consumo de proteínas magras e reduza os carboidratos;
-
Consuma pelo menos 2 litros de água por dia;
-
Faça atividade física diariamente pelo menos 40 minutos;
-
Reduza o consumo de sal e açúcar;
-
Durma no mínimo 7 horas;
-
Treine intensamente, nada de longos intervalos (exceto em casos especiais).
Tatiane Oliveira
Conselho Regional Nutricionistas CRN nº 099889